Conheça as principais novidades do Android 11

A Google lançou nesta semana o Android 11. De acordo com a empresa, a nova versão do sistema promete “facilitar o acesso aos recursos que são mais importantes”, além de melhorar o gerenciamento de conversas, a integração com dispositivos conectados e a privacidade. Neste post, nós separamos as principais novidades do Android 11.

[su_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=WMh0KzwTviY” width=”1000″ height=”660″]

Mensagens no Android 11

Na nova versão do sistema Android, as conversas em apps de mensagens vão ser mostradas em um espaço dedicado no menu de notificações. A ideia é não misturar com as notificações de outros apps, para que você não deixe de ver as mensagens. Outra novidade é a possibilidade de definir conversas como prioridade, assim elas vão para o topo da lista e aparecem na sua tela de bloqueio.

Exemplo de como as notificações de conversas ficam centralizadas, uma das novidades do Android 11
Divulgação/Google

Sabe aquela janela flutuante do messenger? No Android 11, será possível adicionar esse formato, chamado pelo Google de Bubbles, a outros aplicativos de conversas também. Assim, você pode responder suas mensagens sem ter que alterna entre aplicativos.

Exemplo de conversas flutuantes Bubbles, uma das novidades do Android 11
Divulgação/Google

Captura de tela integrada ao sistema

Para quem tem um ZenFone 6, essa não é uma grande novidade. Mas é interessante saber que a Google integrou a gravação de tela ao sistema. O recurso vai permitir escolher se você quer que a captura saia com o áudio do seu microfone, do seu smartphone ou de ambos.

Exemplo do recurso de captura de tela integrado ao sistema, uma das novidades do Android 11
Divulgação/Google

Controle de dispositivos conectados

Entre as novidades do Android 11, a Google promete facilitar o controle dos dispositivos conectados da sua casa. De acordo com a empresa, será possível acender as luzes e destrancar portas apenas apertando o botão de liga/desliga, sem a necessidade de abrir app por app pra isso. 

Divulgação/Google

O controle de mídias da barra de notificação também foi redesenhado e será possível alternar rapidamente a música tocando em seus fones de ouvido para um alto-falante inteligente.

Exemplo do novo controle de mídias do Android 11
Divulgação/Google

E quem utiliza o Android Auto, vai poder conectar o Android 11 sem fio ao carro, eliminando o cabo. Para isso, claro, é necessário ter um veículo compatível.

Novidades na privacidade dos dados

A Google quer mostrar que entendeu a preocupação dos usuários com a privacidade dos seus dados. Quando um aplicativo solicitar permissões, elas devem aparecer separadamente para que você escolha quais ferramentas confidenciais ele pode acessar: microfone, câmera ou localização. E toda vez que o app for usar esses sensores, deverá solicitar autorização novamente. Se ele ficar inativo por muito tempo, o Android vai redefinir automaticamente as permissões.

Divulgação/Google

Outra promessa do Android 11 para proteger o smartphone é enviar atualizações de segurança assim que elas estiverem disponíveis, não sendo necessário esperar por uma atualização completa do sistema operacional.

Fonte